terça-feira, 5 de abril de 2011

A Importância de Ler os Clássicos

Na graduação, sempre ouvia que era importante ler os clássicos.


Hoje percebo que realmente é importante ler os clássicos, não apenas por serem clássicos, por serem parte constituinte (por vezes fundante) da história de determinada ideia. Em tempos de Mundos das Trevas, Storytelling, Réquiem, Destituídos, Despertar, novos ares sopram no cenário punk gótico (ou gótico contemporâneo), trazendo outros modos de narrar. Mas serão mesmo novos? Será que a leitura dos clássicos não poderia nos explicar um pouco o transcurso de ideias que levou a essa guinada (ou retorno) ao horror pessoal?


Para ensinar a gurizada e agradar os velhinhos, os Jogadores de Papel trazem um clássico para a língua portuguesa: Estranha Fome. Seu horror pode parecer bastante primário, mas ele busca lidar com a introjeção da luta em lidar com impulsos internos e quase incontroláveis, a fome que se abate sobre sujeitos recém transformados e largados no mundo sem eira nem beira, sem nenhuma explicação. Enfim, Estranha Fome é uma história que merece ser narrada, principalmente para jogadores maduros que fogem da barbárie e da sanguinolência gratuita e banal e se engajam nas atitudes mais introspectivas e reflexivas de seus personagens. Aproveitem.


Clique aqui para baixar Estranha Fome.

7 comentários:

  1. Putz! Por essa eu não esperava! Já tenho o que ler durante o im de semana.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com o comentario no post.

    É preciso ter equilibrio, evitar o desespero pelo novo novissimo (desprezando tudo o que é "antigo") mas tb não cair no saudosismo de que só "nos velhos tempos é que era bom".

    Valeu por mais essa surpresa.

    E só para ser um pouco folgado...vcs pretendem trabalhar material do new WoD?

    ResponderExcluir
  3. Lord Anderson,
    Muito provavelmente não, visto que a editora que a editora que detém os direitos do material da NWoD está suplementando a série. Não pretendemos cruzar o caminho dela.

    ResponderExcluir
  4. Opa, valeu pela resposta.

    Entendo a postura de vcs e respeito.

    Agora, sendo abusado de novo, rs, vcs podem vir a trabalhar com material mais classico, com o suplemente dos Elders ou o livro dos Tremere?

    Valeu:)

    ResponderExcluir
  5. Clanbook Tremere? Uma boa pedida. Elders seria Elysium? Também boa pedida. Vamos encaminhar pedido protocolado em duas vias para nosso departamento de traduções... :)

    ResponderExcluir
  6. Isso, Elysium é o livro que tem regras para se jogar com cainitas Anciões. Um sonho de qualquer fã.

    E o Clanbook Tremere revisado foi o unico a não ganhar versão traduzida.

    Preconceito com os filhos da puta, hehehe


    Opa, diga ao departamento que mando agradecimentos adiantados.

    ResponderExcluir
  7. Eu jogo tanto Old School como New School.
    Os clássicos são fontes, e possuem muito mais substância que os livros novos, porém vejo-os como referências para inspirar e apoiar nos jogos New School.

    ResponderExcluir